Por un entendimiento retórico-funcional de la categoría modalidad en función argumentativa

Autores/as

  • Léia Cruz Menezes Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2012v9n1p47

Resumen

El objetivo de este artículo es proponer un diálogo entre los postulados de dos perspectivas teórico-metodológicas: la Nueva Retórica, con énfasis en los estudios emprendidos por Perelman y Olbrechts-Tyteca ([1958], 1996) y la Lingüística de base funcional, con énfasis en los estudios emprendidos por Hengevelde Mackenzie (2008), en la comprensión de la categoría modalidad en función argumentativa. Defendemos que ese diálogo viabiliza el entendimiento de los modos de actuación de las expresiones lingüísticas modalizadoras en la construcción del discurso argumentativo, el cual, en términos retóricos, se caracteriza como constructo lingüístico que tiene, como punto de partida, el acuerdo de la audiencia sobre premisas en las que aquel que argumenta construye su discurso y conduce a conclusiones autorizadas por justificativas – técnicas argumentativas.

Biografía del autor/a

Léia Cruz Menezes, Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Ceará (2002), Mestrado em Linguística (2006) e Doutorado em Linguística (2011) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na pesquisa linguística de orientação funcionalista, atuando, principalmente, nos seguintes temas: modalidades e construção da argumentação. No âmbito da docência, como Professora Substituta do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, de abril de 2006 a maio de 2007, ministrou as disciplinas: Linguística Morfologia, Língua Portuguesa I e Teoria e Prática de Ensino de Língua Portuguesa. Novamente como Professora Substituta do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, de fevereiro a novembro de 2011, ministrou as disciplinas: Língua Portuguesa: Frase, Língua Portugesa: Vocábulo, Linguística: Funcionalismo e Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Alfabetização. Como tutora em educação a distância, de 2008 a 2011, ministrou as disciplinas: Língua Portuguesa:Vocábulo, História da Língua Portuguesa, Linguística:Formalismo e Semântica, pelo Programa Universidade Aberta do Brasil -UAB/UFC. No âmbito da pesquisa, como orientadora de trabalhos de Especialização, vem trabalhando com a categoria Modalidade e com Formação de Professores em Atendimento Educacional Especializado. Atualmente, realiza pesquisa vinculada ao projeto do grupo Protexto (UFC), na condição de bolsista de Pós-Doutorado (PNPD 2011/CAPES).

Publicado

2012-07-25

Número

Sección

Artículo