Por um entendimento retórico-funcional da categoria modalidade em função argumentativa

Autores

  • Léia Cruz Menezes Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2012v9n1p47

Resumo

O objetivo deste artigo é propor diálogo entre os postulados de duas perspectivas teórico-metodológicas: a Nova Retórica, com ênfase nos estudos empreendidos por Perelman e Olbrechts-Tyteca ([1958], 1996) e a Linguística de base funcional, com ênfase nos estudos empreendidos por Hengeveld e Mackenzie (2008), na compreensão da categoria modalidade em função argumentativa. Defendemos que esse diálogo viabiliza o entendimento dos modos de atuação das expressões linguísticas modalizadoras na construção do discurso argumentativo, o qual, em termos retóricos, caracteriza-se como construto linguístico que tem, como ponto de partida, o acordo do auditório sobre premissas nas quais aquele que argumenta alicerça seu discurso e conduz a conclusões autorizadas por justificativas – técnicas argumentativas.

Biografia do Autor

Léia Cruz Menezes, Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Ceará (2002), Mestrado em Linguística (2006) e Doutorado em Linguística (2011) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na pesquisa linguística de orientação funcionalista, atuando, principalmente, nos seguintes temas: modalidades e construção da argumentação. No âmbito da docência, como Professora Substituta do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, de abril de 2006 a maio de 2007, ministrou as disciplinas: Linguística Morfologia, Língua Portuguesa I e Teoria e Prática de Ensino de Língua Portuguesa. Novamente como Professora Substituta do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, de fevereiro a novembro de 2011, ministrou as disciplinas: Língua Portuguesa: Frase, Língua Portugesa: Vocábulo, Linguística: Funcionalismo e Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Alfabetização. Como tutora em educação a distância, de 2008 a 2011, ministrou as disciplinas: Língua Portuguesa:Vocábulo, História da Língua Portuguesa, Linguística:Formalismo e Semântica, pelo Programa Universidade Aberta do Brasil -UAB/UFC. No âmbito da pesquisa, como orientadora de trabalhos de Especialização, vem trabalhando com a categoria Modalidade e com Formação de Professores em Atendimento Educacional Especializado. Atualmente, realiza pesquisa vinculada ao projeto do grupo Protexto (UFC), na condição de bolsista de Pós-Doutorado (PNPD 2011/CAPES).

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Publicado

2012-07-25

Edição

Seção

Artigo