O discurso homoerótico na imprensa alternativa da década de setenta: uma análise do “Lampião da Esquina”
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2012v9n2p95Resumo
O presente artigo parte das discussões entabuladas na arqueogenealogia foucauldiana acerca do dispositivo sexual e tem como objetivo traçar uma análise do discurso do jornal Lampião da Esquina, primeira publicação gay de ampla circulação nos centros urbanos com caráter político, defendendo a hipótese da produção de um deslocamento problemático das categorizações sobre a homossexualidade masculina e os sujeitos que dela tomam parte. Inicialmente, apresenta-se uma discursividade vanguardista que tem lugar no Brasil da década de 1970, pautada nos valores da igualdade e da simetria. Adiante, descreve-se a cisão discursiva que o
Lampião da Esquina promove em relação às publicações homossexuais baseadas em critérios hierarquizantes. Finalmente, parte-se para a análise do próprio jornal, fazendo notar, em suas estratégias discursivas de transformação e assunção positiva de uma novahomossexualidade, a escansão entre uma normalidade masculina e uma "anormalidade" efeminada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.