O discurso homoerótico na imprensa alternativa da década de setenta: uma análise do “Lampião da Esquina”

Autores

  • Atilio Butturi Junior Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2012v9n2p95

Resumo

O presente artigo parte das discussões entabuladas na arqueogenealogia foucauldiana acerca do dispositivo sexual e tem como objetivo traçar uma análise do discurso do jornal Lampião da Esquina, primeira publicação gay de ampla circulação nos centros urbanos com caráter político, defendendo a hipótese da produção de um deslocamento problemático das categorizações sobre a homossexualidade masculina e os sujeitos que dela tomam parte. Inicialmente, apresenta-se uma discursividade vanguardista que tem lugar no Brasil da década de 1970, pautada nos valores da igualdade e da simetria. Adiante, descreve-se a cisão discursiva que o

Lampião da Esquina promove em relação às publicações homossexuais baseadas em critérios hierarquizantes. Finalmente, parte-se para a análise do próprio jornal, fazendo notar, em suas estratégias discursivas de transformação e assunção positiva de uma novahomossexualidade, a escansão entre uma normalidade masculina e uma "anormalidade" efeminada.

Biografia do Autor

Atilio Butturi Junior, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre e Doutor em Linguística pela UFSC, com produção voltada à análise do discurso e à arqueologia foucauldiana, atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim.

Downloads

Publicado

2012-10-17

Edição

Seção

Artigo