Educação básica no estado de Mato Grosso, Brasil: a construção e divulgação das orientações curriculares da área de linguagens

Leandra Ines Seganfredo Santos, Rosinda de Castro Guerra Ramos, Sara Cristina Gomes Pereira

Resumo


Neste artigo apresentamos as políticas públicas de ensino na Educação Básica em Mato Grosso mediante análise documental das Orientações Curriculares para a Educação Básica e das Orientações Curriculares para a Área de Linguagens. Também descrevemos algumas práticas coletivas utilizadas pela Secretaria de Estado de Educação para a elaboração e divulgação das ideias contidas nos documentos até sua chegada às escolas, sobretudo a partir do trabalho realizado pelos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso (CEFAPRO), tomando como base as ações desencadeadas pelos professores formadores que compõe a área de linguagens.


Palavras-chave


Políticas públicas; Educação básica; Orientações curriculares; Linguagem

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DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n1p59

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