Educação básica no estado de Mato Grosso, Brasil: a construção e divulgação das orientações curriculares da área de linguagens

Autores

  • Leandra Ines Seganfredo Santos UNEMAT/Sinop
  • Rosinda de Castro Guerra Ramos PUCSP
  • Sara Cristina Gomes Pereira SEDUC/CEFAPRO/Sinop

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n1p59

Resumo

Neste artigo apresentamos as políticas públicas de ensino na Educação Básica em Mato Grosso mediante análise documental das Orientações Curriculares para a Educação Básica e das Orientações Curriculares para a Área de Linguagens. Também descrevemos algumas práticas coletivas utilizadas pela Secretaria de Estado de Educação para a elaboração e divulgação das ideias contidas nos documentos até sua chegada às escolas, sobretudo a partir do trabalho realizado pelos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso (CEFAPRO), tomando como base as ações desencadeadas pelos professores formadores que compõe a área de linguagens.

Biografia do Autor

Leandra Ines Seganfredo Santos, UNEMAT/Sinop

Leandra Ines Seganfredo Santos é graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso, mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso e doutora em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada) pela UNESP/IBILCE. Atualmente, desenvolve pós-doutoramento na PUC/SP cujo objetivo é descrever e discutir as teorias e práticas que norteiam os projetos/programas de formação continuada na área da linguagem vivenciados/desenvolvidos no contexto público de ensino estadual de Sinop/MT. É professora concursada na Universidade do Estado de Mato Grosso, na área de Metodologia do Ensino, com experiência nos Cursos de Pedagogia e Letras, com ênfase em Formação Docente e Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, formação de professores, crenças, ensino de LI na Educação Básica.

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Publicado

2013-05-19

Edição

Seção

Ensaio