A produção escrita no ensino fundamental I: correção do professor e revisão do texto pelo aluno

Autores

  • Jennifer Galvão Cezar Universidade de Taubaté
  • Orlando de Paula Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n2p102

Palavras-chave:

produção textual escrita, ensino fundamental, correção, gêneros

Resumo

Este artigo apresenta um estudo do ensino da produção escrita no contexto escolar, enfocando a revisão do texto pelo aluno a partir da avaliação do professor. Procuramos responder às perguntas: De que forma o professor tem realizado as devolutivas das redações corrigidas ao aluno? O que nos dizem os estudiosos da área quanto aos processos de correção do texto escrito do aluno?Para tanto, numa perspectiva interacionista, recorremos aos autores que orientam o ensino por meio dos gêneros para uma prática de produção escrita do ponto de vista dialógico. Acreditamos que, somente considerando tais aspectos, o professor poderá realizar sua devolutiva ao aluno, ampliando sua visão sobre a produção escrita e recriando diferentes estratégias de correção. Sendo assim, este trabalho sugere possibilidades de correção no contexto escolar, voltados para o público dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I.

 

Biografia do Autor

Orlando de Paula, Universidade de Taubaté

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, Mestre em Linguistica Aplicada pela Universidade de Taubaté, Professor efetivo de Língua Portuguesa da Universidade de Taubaté. Desenvolve pesquisa na área de leitura e escrita no ensino de Lingua Portuguesa.

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Publicado

2013-10-06

Edição

Seção

Artigo