Diversidade linguística e preconceito na análise da representação léxico-gramatical da sociolinguística na mídia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n3p182Resumo
Este artigo apresenta a representação léxico-gramatical da Sociolinguística na mídia por meio da análise de uma notícia sobre a polêmica de um livro didático, distribuído pelo MEC para a educação de jovens e adultos, em 2011. Para essa análise, partiu-se de pressupostos teóricos que refutam a ideia de uma língua pura e homogênea. O aparato teórico-metodológico utilizado nessa análise tem por base o sistema de transitividade da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004), mais especificamente, a metafunção ideacional, responsável pela expressão da experiência de mundo material ou de mundo interior de um enunciador. Os resultados das análises apontam para uma representação fundada na dicotomia entre norma e uso de linguagem e na concepção canônica de ciência.Downloads
Publicado
2013-12-10
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Artigo
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