O trabalho do professor de português: um enfoque nos PCN

Autores

  • Ana Lucia Cheloti Prochnow Universidade Federal de Santa Maria e Colégio Militar de Santa Maria.
  • Adriana Silveira Bonumá Bortolini Universidade Federal de Santa Maria e Colégio Militar de Santa Maria.
  • Silvana Schwab do Nascimento Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n3p228

Resumo

As políticas públicas, a cultura e a sociedade de cada época imprimem sua marca histórica na constituição das práticas escolares e na forma como se preconiza o profissional de língua. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar as atribuições do professor de Língua Portuguesa subjacentes aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Terceiro e Quarto Ciclos - de Língua Portuguesa (PCN). Entendemos que, para se chegar a esse objetivo, faz-se necessária, inicialmente, a realização de um apanhado histórico da constituição do ensino da Língua Portuguesa no Brasil e, depois, a investigação das atribuições que são confiadas ao professor de Português nos PCN. Para tanto, este trabalho se fundamenta em Bunzen (2011), Soares (2002) e Pietri (2010), que tratam da constituição do ensino da Língua Portuguesa no Brasil; e em Bunzen (2011) e Pietri (2007), que abordam questões referentes ao trabalho docente em documentos oficiais, dentre outros.

Biografia do Autor

Ana Lucia Cheloti Prochnow, Universidade Federal de Santa Maria e Colégio Militar de Santa Maria.

Graduação em Letras Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela UFSM, especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela UNIFRA, mestrado em Educação pela UFSM e doutoranda em Estudos Linguísticos pela UFSM. É professora do quadro civil permanente do Colégio Militar de Santa Maria.

Adriana Silveira Bonumá Bortolini, Universidade Federal de Santa Maria e Colégio Militar de Santa Maria.

Graduação em Letras Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela UNIFRA, mestrado em Linguística pela UFRGS e doutoranda em Estudos Linguísticos pela UFSM. É professora do quadro civil permanente do Colégio Militar de Santa Maria.

Silvana Schwab do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria.

Graduação em Letras Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela UFSM, mestrado em Estudos Linguísticos pela UFSM e doutoranda em Estudos Linguísticos pela UFSM.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Edição

Seção

Artigo