O trabalho do professor de português: um enfoque nos PCN
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n3p228Resumo
As políticas públicas, a cultura e a sociedade de cada época imprimem sua marca histórica na constituição das práticas escolares e na forma como se preconiza o profissional de língua. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar as atribuições do professor de Língua Portuguesa subjacentes aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Terceiro e Quarto Ciclos - de Língua Portuguesa (PCN). Entendemos que, para se chegar a esse objetivo, faz-se necessária, inicialmente, a realização de um apanhado histórico da constituição do ensino da Língua Portuguesa no Brasil e, depois, a investigação das atribuições que são confiadas ao professor de Português nos PCN. Para tanto, este trabalho se fundamenta em Bunzen (2011), Soares (2002) e Pietri (2010), que tratam da constituição do ensino da Língua Portuguesa no Brasil; e em Bunzen (2011) e Pietri (2007), que abordam questões referentes ao trabalho docente em documentos oficiais, dentre outros.Downloads
Publicado
2013-12-10
Edição
Seção
Artigo
Licença
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.