Multilinguismo e educação bilíngue

Autores

  • Nicanor Rebolledo Recéndiz UFSC - Florianópolis, Brasil
  • María del Pilar Miguez Fernández Universidad Pedagógica Nacional, Cidade do México

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n4p342

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n4p342

Este trabalho organiza a pesquisa sobre educação bilíngue de línguas indígenas-espanhol produzida durante a década de 2002-2011 no México, em três eixos: línguas indígenas e educação, ensino bilíngue e educação bilíngue, e políticas linguísticas. Nesse período, a pesquisa se expande, novas abordagens teóricas aparecem e surgem questionamentos às velhas tradições da linguística descritiva. Também se revelam novos temas e uma diversificação nas metodologias de pesquisa. A relação entre línguas indígenas e educação compreende estudos sobre cosmovisão e línguas; a seção sobre ensino bilíngue e educação bilíngue introduz enfoques pedagógicos e experiências em escolas indígenas bilíngues; a terceira seção, sobre políticas linguísticas, compreende discussões sobre ideologias da linguagem que influenciam a educação e as discussões sobre as normas ortográficas das línguas indígenas e suas relações com a educação.

Biografia do Autor

Nicanor Rebolledo Recéndiz, UFSC - Florianópolis, Brasil

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Publicado

2013-12-20