Multilinguismo e educação bilíngue
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n4p342Resumo
http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n4p342
Este trabalho organiza a pesquisa sobre educação bilíngue de línguas indígenas-espanhol produzida durante a década de 2002-2011 no México, em três eixos: línguas indígenas e educação, ensino bilíngue e educação bilíngue, e políticas linguísticas. Nesse período, a pesquisa se expande, novas abordagens teóricas aparecem e surgem questionamentos às velhas tradições da linguística descritiva. Também se revelam novos temas e uma diversificação nas metodologias de pesquisa. A relação entre línguas indígenas e educação compreende estudos sobre cosmovisão e línguas; a seção sobre ensino bilíngue e educação bilíngue introduz enfoques pedagógicos e experiências em escolas indígenas bilíngues; a terceira seção, sobre políticas linguísticas, compreende discussões sobre ideologias da linguagem que influenciam a educação e as discussões sobre as normas ortográficas das línguas indígenas e suas relações com a educação.
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