Identidades profissionais e práticas de letramento em um Centro de Atendimento Educacional Especializado – AEE
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2014v11n2p123Resumo
Este estudo objetiva entender como as identidades profissionais em um AEE são construídas no contexto das relações profissionais entre as pedagogas e os grupos terapêuticos. Compreendendo que essas relações são influenciadas pelas práticas de letramento relativas às diversas áreas profissionais representadas na instituição e pelos eventos de letramento (HEATH, 1983; BARTON, 2009) e considerando que as práticas de letramento estão intimamente relacionadas às identidades das pessoas que as praticam, trabalho aqui com a abordagem de Gee (2000-2001, 2003), que caracteriza quatro tipos de identidades que se inter-relacionam de forma complexa e significativa nos diversos contextos cotidianos das pessoas. Os dados advieram de minha pesquisa etnográfica em andamento. A análise sugere que as identidades profissionais construídas no AEE são distintas para as pedagogas e para os membros dos grupos terapêuticos. Essa diferença demonstra uma assimetria nas relações entre os profissionais – o que acaba por afetar, de forma negativa, os atendimentos.Downloads
Publicado
2014-02-05
Edição
Seção
Artigo
Licença
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.