Carta de reclamação, sequência didática e ensino: tripé para o desenvolvimento do discurso argumentativo infantil

Ana Paula Martins Alves, Mônica de Souza Serafim

Resumo


Este texto tem por objetivo investigar o desenvolvimento do discurso argumentativo na escrita do gênero carta de reclamação de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal brasileira, por meio do desenvolvimento de uma Sequência Didática. Para empreendermos este trabalho, baseamo-nos na concepção dialógica de linguagem de Bakthin (2003), na caracterização do gênero carta, com Barton & Hall (2000) e Bazerman (2011) e nos estudos sobre a Sequência Didática, com Schneuwly e Dolz (2004). Os resultados mostraram, ao comparar-se as produções dos participantes, que a Sequência Didática é um dispositivo metodológico eficaz para um ensino sistemático e para um significativo desenvolvimento do discurso argumentativo. 


Palavras-chave


Carta de reclamação; Sequência didática; Discurso argumentativo infantil

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DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2014v11n4p385

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