Os marcadores discursivos na educação básica: necessidade de sistematização a partir do livro didático

Autores

  • Bougleux Bomjardim da Silva Carmo Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2014v11n4p457

Resumo

Neste artigo, discutiremos a necessidade da sistematização dos marcadores discursivos na Educação Básica. Essa proposta emerge da pesquisa em andamento: “A sistematização dos conectores contra-argumentativos na concepção do material didático”, realizada a partir das teorias pragmáticas em Portolés (1998), Alomba Ribeiro (2005), dentre outros. Os marcadores são unidades linguísticas com destacado papel no funcionamento da língua, na ação discursiva em textos orais e escritos e constituem-se como fenômeno importante da língua em uso. Todavia, sabe-se que o livro didático não aborda essa função pragmática de determinadas categorias gramaticais tradicionais que os compõem. Tendo isso presente, selecionamos, dentre os livros aprovados pelo PNLD 2014, a coleção Perspectiva: Português de Discini e Teixeira (2012) para verificação desses pressupostos. Como resultado de descrição e análise, apresenta-se uma atividade fonte ilustrativa com o marcador contra-argumentativo “mas” e seu uso em textos escritos.

 

 

Biografia do Autor

Bougleux Bomjardim da Silva Carmo, Universidade Estadual de Santa Cruz

Docente tutor do Centro Universitário Leonardo Da Vinci, polo de Teixeira de Freitas. Professor de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino do estado da Bahia. Mestrando em Letras, pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, no Mestrado Profissional em Letras.

Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro, Universidade Estadual de Santa Cruz

É Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Alcalá, Departamento de Filologia (2005). Possui graduação em Letras (1986) e Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1993). Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, onde coordena o Colegiado do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), em Rede nacional e coordenou o Colegiado do Mestrado em Letras: Linguagens e Representações (2011-2013). Pesquisadora na área de Português como L2, sendo líder do grupo de pesquisa: "Linguagem e Perspectiva Multicultural no Ensino dos Conectivos e Marcadores no Discurso Escrito de Hispano Falante Aprendizes de Português como Língua Estrangeira", e coordena o Projeto de Extensão: "Ensino de Português como Língua Estrangeira" desde 1999. É psicanalista em formação pelo Centro de Estudos Especializados e Psicanalíticos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando nas seguintes áreas: Português LM, Português Forense, Português como segunda língua e Formação de Professor. 

Downloads

Publicado

2014-12-06

Edição

Seção

Artigo