A metáfora no livro didático de Ensino Médio: um estudo feito a partir dos manuais aprovados pelo PNLD 2014

Autores

  • Dieysa Kanyela Fossile Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Kerlly Karine Herênio Instituto Federal de Educação do Tocantins - IFTO
  • Antonio Cilírio da Silva Neto Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2015v12n3p711

Resumo

Neste artigo, analisamos como a metáfora vem sendo discutida e abordada nos Livros Didáticos atuais de Língua Portuguesa. A princípio, três manuais didáticos de coleções distintas são analisados. Como aporte teórico para o desenvolvimento deste estudo, utilizamos pesquisas de Silva (1997), Batista (2003, 2004), Bunzen (2005, 2007, 2014), tal como, o guia de Livros Didáticos - PNLD (2014), os quais apresentam discussões sobre os manuais escolares. Para os estudos centrados na metáfora, utilizamos pesquisas de Black (1962, 1966, 1992, 1993), Lakoff e Johnson (2002 [1980]), Sardinha (2007) e Fossile (2011, 2013a, 2014). Ressaltamos que os resultados apresentados não são conclusivos ou exaustivos, porém, a partir do estudo realizado, verificamos que os resultados alcançados ratificam que o conceito tradicional de metáfora, como um recurso essencialmente ornamental, retórico e relacionado à linguagem figurada e ao campo literário, ainda é propagado nos Livros Didáticos atuais de Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Dieysa Kanyela Fossile, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora e professora adjunta II vinculada ao curso de Letras e ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína. Coordenadora do Grupo de Estudos Metafóricos (GEM/UFT) e dos projetos de pesquisa: (a) “Regularidade interpretativa: o significado aspectual na interpretação das sentenças metafóricas verbais do PB e do Inglês” e (b) Livros didáticos de Língua Portuguesa: com o olhar focado no ensino de semântica

Kerlly Karine Herênio, Instituto Federal de Educação do Tocantins - IFTO

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Professora e Coordenadora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFTO, Campus Araguaína

Antonio Cilírio da Silva Neto, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Professor da Educação Básica no Estado do Maranhão e membro efetivo do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CIFEFIL)

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Publicado

2015-09-11

Edição

Seção

Artigo