Padronização, rearticulação e mudança em anúncios escolares

Autores

  • Kennedy Cabral Nobre Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2015v12n3p740

Resumo

Respaldados pelos pressupostos teóricos da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1992 [2001a], 2003), conforme a qual a relação entre textos e práticas discursivas/sociais é dialética, objetivamos caracterizar um conjunto de anúncios escolares quanto aos seus significados acionais (gênero), representacionais (discurso) e identificacionais (estilo), estabelecendo um padrão sócio-historicamente convencionado de produção para esses textos publicitários. Realizada essa caracterização, discutiremos como, no decurso de uma luta hegemônica, as instituições escolares rearticulam continuamente o padrão paradigmático dos anúncios para deter temporariamente o poder e a hegemonia econômica frente às instituições concorrentes. Por fim, este trabalho mostra-se relevante uma vez que ajuda a compreender a pressuposta dialética entre textos e práticas.

Biografia do Autor

Kennedy Cabral Nobre, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutor em linguística pela Universidade Federal do Ceará. Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

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Publicado

2015-09-11

Edição

Seção

Artigo