Problemas de macroestrutura em dicionários de Língua Latina: uma proposta de reestruturação

Autores

  • Hilaine Gregis Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2015v12n4p956

Resumo

O fato de o latim ter deixado muitas marcas em numerosas línguas vernáculas é uma forte razão para a revitalização dos seus estudos nas últimas décadas. Com efeito, a análise de materiais didáticos existentes, bem como a elaboração de novos materiais eficientes, se faz necessária. Neste artigo, realiza-se uma análise da macroestrutura de três dicionários latinos, com foco em algumas particularidades da língua latina que deveriam ser contempladas, com o intuito de verificar a adequação de seu uso no processo de ensino-aprendizagem de latim por estudantes acadêmicos em fase inicial de aquisição da língua. Nossa análise aponta para importantes aspectos a serem considerados na elaboração de um novo dicionário de latim, condizente com as necessidades de seus usuários.

Biografia do Autor

Hilaine Gregis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Linguística Aplicada pela UFRGS. Doutoranda em Lexicografia pela mesma instituição. Professora Assistente do Centro Universitário La Salle – Unilasalle.

Downloads

Publicado

2015-12-28

Edição

Seção

Artigo