Análise contextual de resumos acadêmicos gráficos de Biologia e de Química

Autores

  • Cristiane Salete Florek Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2016v13n3p1363

Palavras-chave:

Resumo acadêmico gráfico, Análise crítica de gênero, Multimodalidade, Análise contextual

Resumo

O resumo acadêmico gráfico (RAG) é uma prática discursiva não regular, realizada no contexto acadêmico e que, quando ocorre, coexiste com o resumo acadêmico (RA) nos Sumários de periódicos científicos e na versão HTML do artigo acadêmico, materializando-se, principalmente, pela combinação dos modos semióticos verbal e visual. Neste trabalho, à luz da Análise Crítica de Gêneros (MEURER, 2002; BHATIA, 2004; MOTTA-ROTH, 2006, 2008), que nos permite estudar um texto com base na investigação crítica de seu contexto, apresentamos os resultados da análise contextual realizada em RAGs das áreas de Biologia e de Química por meio de i) entrevistas com pesquisadores das áreas investigadas; e ii) análise documental. Os resultados demonstram que, de modo geral, o RAG: i) aparece em destaque, apresentando uma natureza publicitária, que busca atrair a atenção do leitor; ii): sumariza o tema e as principais descobertas da pesquisa científica; e iii) não substitui o RA.

Biografia do Autor

Cristiane Salete Florek, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Estudos Linguísticos pelo mesmo Programa. 

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Publicado

2016-10-05

Edição

Seção

Artigo