Análise contextual de resumos acadêmicos gráficos de Biologia e de Química
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2016v13n3p1363Resumo
O resumo acadêmico gráfico (RAG) é uma prática discursiva não regular, realizada no contexto acadêmico e que, quando ocorre, coexiste com o resumo acadêmico (RA) nos Sumários de periódicos científicos e na versão HTML do artigo acadêmico, materializando-se, principalmente, pela combinação dos modos semióticos verbal e visual. Neste trabalho, à luz da Análise Crítica de Gêneros (MEURER, 2002; BHATIA, 2004; MOTTA-ROTH, 2006, 2008), que nos permite estudar um texto com base na investigação crítica de seu contexto, apresentamos os resultados da análise contextual realizada em RAGs das áreas de Biologia e de Química por meio de i) entrevistas com pesquisadores das áreas investigadas; e ii) análise documental. Os resultados demonstram que, de modo geral, o RAG: i) aparece em destaque, apresentando uma natureza publicitária, que busca atrair a atenção do leitor; ii): sumariza o tema e as principais descobertas da pesquisa científica; e iii) não substitui o RA.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.