O horizonte valorativo em enunciados do gênero comentário online: uma escuta dialógica

Autores

  • Maria de Lourdes Rossi Remenche Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Curitiba
  • Nívea Rohling Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Câmpus Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2016v13n3p1460

Resumo

Neste artigo é apresentada uma análise de enunciados do gênero comentário online, produzidos/gerados a partir de evento específico, a saber: a greve dos professores da rede pública estadual de ensino do estado do Paraná em 2015. Buscou-se observar os modos como o horizonte axiológico/valorativo se materializa nos comentários online quando é tematizada a identidade profissional docente. Assim, o enfoque do estudo centrou-se no horizonte apreciativo de enunciados que contribuem para os modos sociais de discursivizar o sujeito-professor em momentos de crise político-ideológico – como é uma situação de greve. A análise ancorou-se teórica e metodologicamente nos escritos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2003[1979]; 2015[1975]; VOLOCHÍNOV, 2013[1930]). Os resultados mostram que, em determinados enunciados, o professor é discursivizado como uma categoria abstrata em que o sujeito é descorporificado no discurso, sendo considerando um “fantoche” das relações materiais e sociais. Em outros, buscam-se elementos no ato ético do professor, na sua relação com seu outro ou outros, alunos, pais e comunidade escolar para julgá-lo como alguém sem compromisso com seus pares. No entanto, há também vozes dissonantes que desestabilizam os discursos depreciativos reenunciados.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Rossi Remenche, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Curitiba

Professora Adjunta do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Curitiba. Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo/USP.

Nívea Rohling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Câmpus Curitiba

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Curitiba. 

Downloads

Publicado

2016-10-05

Edição

Seção

Dossiê