A autoria na composição verbovocovisual de minicontos multimodais a partir de selfies

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Dorinaldo dos Santos Nascimento, Vanusia Maria dos Santos Oliveira

Resumo


Nosso objetivo deste trabalho é evidenciar como uma proposta didática e pedagógica que utiliza tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) pode contribuir com a formação de autores de textos verbovocovisuais, produzidos na esfera literária e digital, em duas escolas públicas de educação básica. Tendo por base conceitos elaborados por Bakhtin e o Círculo, pretendemos também, por meio da análise de um miniconto multimodal, indicar critérios que favoreçam a compreensão das atitudes responsivas de estudantes em aulas de língua portuguesa. As discussões compiladas neste artigo indicam que as práticas escolares associadas às TDIC contribuem com as atividades de leitura e produção textual, além de estimular o protagonismo e o exercício da cidadania.


Palavras-chave


Bakhtin; Autor; Discurso; Multissemioses

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2016v13n3p1492

Direitos autorais 2016 Fórum Linguístico

Creative Commons License

Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Fórum Linguístico, ISSNe 1984-8412, Florianópolis (Santa Catarina), Brasil