A autoria na composição verbovocovisual de minicontos multimodais a partir de selfies

Autores

  • Isabel Cristina Michelan de Azevedo Universidade Federal de Sergipe
  • Dorinaldo dos Santos Nascimento Universidade Federal de Sergipe
  • Vanusia Maria dos Santos Oliveira Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2016v13n3p1492

Resumo

Nosso objetivo deste trabalho é evidenciar como uma proposta didática e pedagógica que utiliza tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) pode contribuir com a formação de autores de textos verbovocovisuais, produzidos na esfera literária e digital, em duas escolas públicas de educação básica. Tendo por base conceitos elaborados por Bakhtin e o Círculo, pretendemos também, por meio da análise de um miniconto multimodal, indicar critérios que favoreçam a compreensão das atitudes responsivas de estudantes em aulas de língua portuguesa. As discussões compiladas neste artigo indicam que as práticas escolares associadas às TDIC contribuem com as atividades de leitura e produção textual, além de estimular o protagonismo e o exercício da cidadania.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela FFLCH da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora adjunta no Departamento de Letras Vernáculas e coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), campus São Cristóvão. Lidera o Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas. 

Dorinaldo dos Santos Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Mestre pelo Mestrado Profissional em Letras, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor de ensino médio no município de Banzaê/BA.

Vanusia Maria dos Santos Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Mestra pelo Mestrado Profissional em Letras, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), professora estadual de ensino fundamental e médio em Aracaju/SE.

Downloads

Publicado

2016-10-05

Edição

Seção

Dossiê