O ensino desenvolvimental e seus desafios para a formação dos professores: um relato de experiência no ensino do letramento acadêmico em inglês

Autores

  • Marília Mendes Ferreira Universidade de São Paulo / USP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2016v13n4p1632

Resumo

Vygotsky é um autor bastante conhecido na área da educação e da linguística aplicada. Entretanto, pedagogias baseadas nos seus pressupostos já são menos conhecidas. Nesse artigo, explico a perspectiva do ensino desenvolvimental (DAVYDOV, 1988), abordagem pedagógica baseada nos pressupostos da teoria histórico-cultural, e discuto suas contribuições para a transformação do estado atual da educação e os desafios impostos para a formação de professores nessa perspectiva. Também relato como esses desafios podem ser enfrentados com base na minha experiência utilizando essa perspectiva para o ensino do letramento acadêmico em inglês.

Biografia do Autor

Marília Mendes Ferreira, Universidade de São Paulo / USP

Professora livre-docente do Departamento de Letras Modernas, área inglês da Universidade de São Paulo. Criou e coordena o Laboratório de Letramento Acadêmico em Línguas Materna e Estrangeiras da USP.

Downloads

Publicado

2016-01-02