A constituição do ethos discursivo em videoaulas na internet: a figura do professor-apresentador

Autores

  • Simone Cristina Mussio Faculdade de Tecnologia de Jahu - FATEC JAHU

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n1p1849

Resumo

Em razão do excessivo aumento dos gêneros do discurso, originados segundo a expansão das mídias digitais, este trabalho tem como objetivo observar como se constitui o ethos de professores presentes em videoaulas de escrita/redação científica inseridas na internet. Tem, assim, como meta perceber como se dão as formas de apresentação dos “professores-apresentadores” de tais aulas digitais, através de suas imagens, bem como de seus discursos. Apesar de fazer uso dos postulados de Maingueneau, ao discursar sobre a composição do ethos discursivo, busca também dialogar com o conceito de estilo, pertencente aos estudos bakhtinianos, com o intuito de traçar possíveis diálogos entre tais teorias no que tange às formas de apresentação dos enunciadores ao produzirem seus enunciados.

Biografia do Autor

Simone Cristina Mussio, Faculdade de Tecnologia de Jahu - FATEC JAHU

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual Paulista de Araraquara, Mestra em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista de Bauru (2008) e Graduada em Português-Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Docente de Língua Portuguesa, Comunicação e Expressão, Comunicação Empresarial e Língua Espanhola na Faculdade de Tecnologia de Jahu, nos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Empresarial (EAD), Sistemas para Internet e Logística. É membro da Comissão Organizadora e do Conselho Editorial da Revista Fatecnológica - FATEC Jahu. Tem vasta experiência na área de Ensino a Distância, Linguística e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, escrita/redação acadêmica/científica, análise do discurso, estudos midiáticos e ensino de língua materna e estrangeira (espanhol).

Downloads

Publicado

2017-03-01

Edição

Seção

Artigo