A constituição do ethos discursivo em videoaulas na internet: a figura do professor-apresentador

Simone Cristina Mussio

Resumo


Em razão do excessivo aumento dos gêneros do discurso, originados segundo a expansão das mídias digitais, este trabalho tem como objetivo observar como se constitui o ethos de professores presentes em videoaulas de escrita/redação científica inseridas na internet. Tem, assim, como meta perceber como se dão as formas de apresentação dos “professores-apresentadores” de tais aulas digitais, através de suas imagens, bem como de seus discursos. Apesar de fazer uso dos postulados de Maingueneau, ao discursar sobre a composição do ethos discursivo, busca também dialogar com o conceito de estilo, pertencente aos estudos bakhtinianos, com o intuito de traçar possíveis diálogos entre tais teorias no que tange às formas de apresentação dos enunciadores ao produzirem seus enunciados.


Palavras-chave


Ethos discursivo; Videoaulas; Internet; Professor-apresentador

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n1p1849

Direitos autorais 2017 Fórum Linguístico

Creative Commons License

Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Fórum Linguístico, ISSNe 1984-8412, Florianópolis (Santa Catarina), Brasil