“Let’s not forget we are language teachers!”: investigating Critical Teaching and Critical Reflection in the practicum of an English undergraduate program

Autores

  • Leonardo da Silva Instituto Federal de Santa Catarina / Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marimar da Silva Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC | Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Nara Rocha Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n1p1866

Resumo

Considerando a necessidade dos programas de formação de professores de promover o desenvolvimento de professores de língua críticos, este estudo objetivou compreender em que medida o estágio de um programa de graduação fomenta a reflexão crítica. Três participantes responderam a um questionário e uma entrevista onde expuseram suas visões sobre o papel do ensino de língua adicional, do professor de língua, e do estágio supervisionado. Com base na análise, pudemos observar que a reflexão crítica e o ensino crítico são princípios do estágio de acordo com o plano de ensino. Para o orientador de estágio, ensinar uma língua é um ato politico que não pode ser separado de seu contexto social. Por outro lado, os alunos-professores parecem conceber a língua como uma ferramenta para a comunicação e o desenvolvimento crítico separada do ensino de língua. Este entendimento pode estar relacionado à própria natureza do estágio bem como à falta de oportunidades que estes estagiários têm (ou tiveram) para o desenvolvimento do seu pensamento crítico sobre ensino de línguas.

Biografia do Autor

Leonardo da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina / Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Santa Catarina e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários na Universidade Federal de Santa Catarina

Marimar da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC | Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Santa Catarina e Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Federal de Santa Catarina

Nara Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários

Publicado

2017-03-01

Edição

Seção

Artigo