“Let’s not forget we are language teachers!”: investigating Critical Teaching and Critical Reflection in the practicum of an English undergraduate program
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n1p1866Resumo
Considerando a necessidade dos programas de formação de professores de promover o desenvolvimento de professores de língua críticos, este estudo objetivou compreender em que medida o estágio de um programa de graduação fomenta a reflexão crítica. Três participantes responderam a um questionário e uma entrevista onde expuseram suas visões sobre o papel do ensino de língua adicional, do professor de língua, e do estágio supervisionado. Com base na análise, pudemos observar que a reflexão crítica e o ensino crítico são princípios do estágio de acordo com o plano de ensino. Para o orientador de estágio, ensinar uma língua é um ato politico que não pode ser separado de seu contexto social. Por outro lado, os alunos-professores parecem conceber a língua como uma ferramenta para a comunicação e o desenvolvimento crítico separada do ensino de língua. Este entendimento pode estar relacionado à própria natureza do estágio bem como à falta de oportunidades que estes estagiários têm (ou tiveram) para o desenvolvimento do seu pensamento crítico sobre ensino de línguas.
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