Verbos de elocução em português: um estudo descritivo com base em grandes corpora e motivado pela linguística computacional

Bianca Freitas Saburi Costa, Cláudia Freitas

Resumo


Neste artigo, apresentamos os resultados e as etapas de um amplo estudo descritivo, com base em corpora, sobre os verbos de elocução em português. A motivação para o trabalho vem de uma tarefa da Linguística Computacional – a identificação de citação. Partimos, inicialmente, de traduções do verbo “said” em contextos literários para a depreensão de verbos de elocução. Em seguida, utilizando grandes corpora monolíngues, buscamos padrões léxico-gramaticais característicos dessa classe de verbos, a fim de ampliar a lista. Com a metodologia, foram identificados 293 verbos de elocução, distribuídos em oito padrões gerais típicos desse grupo de verbos. Os resultados são comparados com outros trabalhos em português, inglês e francês, que tematizam os verbos de elocução e atestam o sucesso da metodologia utilizada.

Palavras-chave


Verbos de elocução; Verbos dicendi; Descrição do português; Corpora monolíngues

Texto completo:

PDF/A PDF/A (English)


DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n3p2266

Direitos autorais 2017 Fórum Linguístico

Creative Commons License

Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Fórum Linguístico, ISSNe 1984-8412, Florianópolis (Santa Catarina), Brasil