Verbos de elocução em português: um estudo descritivo com base em grandes corpora e motivado pela linguística computacional

Autores

  • Bianca Freitas Saburi Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Cláudia Freitas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n3p2266

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados e as etapas de um amplo estudo descritivo, com base em corpora, sobre os verbos de elocução em português. A motivação para o trabalho vem de uma tarefa da Linguística Computacional – a identificação de citação. Partimos, inicialmente, de traduções do verbo “said” em contextos literários para a depreensão de verbos de elocução. Em seguida, utilizando grandes corpora monolíngues, buscamos padrões léxico-gramaticais característicos dessa classe de verbos, a fim de ampliar a lista. Com a metodologia, foram identificados 293 verbos de elocução, distribuídos em oito padrões gerais típicos desse grupo de verbos. Os resultados são comparados com outros trabalhos em português, inglês e francês, que tematizam os verbos de elocução e atestam o sucesso da metodologia utilizada.

Biografia do Autor

Bianca Freitas Saburi Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Cláudia Freitas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Cláudia Freitas é Doutora em Letras pela PUC-Rio (2007). Interesses: Processamento computacional da língua portuguesa (PLN/Liguística Computacional); descrição do português com base em grandes corpora; Humanidades Digitais. Análise de opinião/análise de sentimento; discurso relatado; campos lexicais; léxico de emoções e sentimentos; análise e crítica das metalinguagens gramaticais (palavra; classes de palavras e papéis semânticos, dentre outros); relações de sentido entre palavras; extração de informação (dados e opiniões/objetivos e subjetivos/ideologias) em textos. Desde 2007 é colaboradora da Linguateca. Membro da Comissão Especial de Processamento de Linguagem Natural (CE-PLN), comissão especial da SBC, cujo objetivo é promover e representar a área de PLN no Brasil.

Publicado

2017-09-25

Edição

Seção

Artigo