A metodologia de artigos acadêmicos em diferentes culturas disciplinares

Autores

  • Cibele Gadelha Bernardino Universidade Estadual do Ceará - UECE Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE - PosLA
  • Raquel Leite Saboia da Costa Universidade Estadual do Ceará - UECE Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE - PosLA

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n4p2666

Resumo

Neste artigo, como principal objetivo, analisamos e comparamos a descrição sociorretórica da unidade de Metodologia do gênero artigo experimental em culturas disciplinares distintas, a saber: Linguística e Medicina. Como norte teórico-metodológico, baseamo-nos em Swales (1990) (modelo CARS – Create a Research Space), Oliveira (2002, 2003) e Nwogu (1997) para a descrição sociorretórica e em Hyland (2000, 2009) para a discussão acerca das culturas disciplinares. Os resultados da análise do corpus, que é composto por dez artigos de cada área publicados em periódicos Qualis A ou B e em anais de congressos, indicaram que as características inerentes a cada cultura influenciaram na distribuição das informações nos textos e revelaram comportamentos sociorretóricos distintos para cada área disciplinar.

Biografia do Autor

Cibele Gadelha Bernardino, Universidade Estadual do Ceará - UECE Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE - PosLA

Doutora em Linguística Aplicada. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - PosLA da Universidade Estadual do Ceará - UECE e do Curso de Letras da Uece. Vice-Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa da Uece. Cordenadora do projeto Práticas discursivas em comunidades disciplinares acadêmicas e do grupo de pesquisa Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos - DILETA.

Raquel Leite Saboia da Costa, Universidade Estadual do Ceará - UECE Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE - PosLA

Graduada em Letras Português/Literatura pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestra em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - PosLA da UECE. Vinculada ao projeto de pesquisa Práticas discursivas em comunidades disciplinares acadêmicas e ao grupo de pesquisa Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos - DILETA, coordenados pela Prof.ª Dra Cibele Gadelha Bernardino.

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Artigo