La metodología de artículos académicos en diferentes culturas disciplinarias

Autores/as

  • Cibele Gadelha Bernardino Universidade Estadual do Ceará - UECE Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE - PosLA
  • Raquel Leite Saboia da Costa Universidade Estadual do Ceará - UECE Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE - PosLA

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n4p2666

Resumen

En este artículo, como objetivo principal, analizamos y comparamos la descripción sóciorretórica de la unidad de Metodología del género artículo experimental en diferentes culturas disciplinarias: Lingüística y Medicina. Como norte teórico y metodológico, nos basamos en Swales (1990) (modelo CARS – Create a Research Space), Oliveira (2002, 2003) y Nwogu (1997) para la descripción sóciorretórica y en Hyland (2000, 2009) para la discusión de las culturas disciplinarias. Los resultados de la análisis del corpus, que consta de diez artículos de cada área publicados en revistas Qualis A y B y en actas de congresos, indicaron que las características de las culturas influenciaron en la distribución de información en los textos y revelaban comportamientos sóciorretóricos diferentes para cada área.

Biografía del autor/a

Cibele Gadelha Bernardino, Universidade Estadual do Ceará - UECE Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE - PosLA

Doutora em Linguística Aplicada. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - PosLA da Universidade Estadual do Ceará - UECE e do Curso de Letras da Uece. Vice-Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa da Uece. Cordenadora do projeto Práticas discursivas em comunidades disciplinares acadêmicas e do grupo de pesquisa Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos - DILETA.

Raquel Leite Saboia da Costa, Universidade Estadual do Ceará - UECE Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE - PosLA

Graduada em Letras Português/Literatura pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestra em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - PosLA da UECE. Vinculada ao projeto de pesquisa Práticas discursivas em comunidades disciplinares acadêmicas e ao grupo de pesquisa Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos - DILETA, coordenados pela Prof.ª Dra Cibele Gadelha Bernardino.

Publicado

2017-12-31

Número

Sección

Artículo