Discursos midiáticos: o jogo discursivo em funcionamento no processo de validação de matérias de um jornal on-line do estado do Paraná

Ednaldo Tartaglia

Resumo


Neste estudo, propôs-se analisar o funcionamento do jogo discursivo no processo de validação de dizeres do jornal on-line Gazeta do Povo. Para isso, tomamos como base teórica e metodológica a Análise do Discurso (AD) francesa, em sua linha pecheutiana. Objetivou-se verificar quais recursos discursivos e textuais foram utilizados na construção da matéria principal “Tudo sobre a greve e a ocupação nas escolas do Paraná” e das matérias secundárias que estão ligadas à principal, as quais conduzem à produção de sentido e à validação dessas matérias. A análise possibilitou colocar em visibilidade um jogo discursivo que foi construído a partir da organização textual e de um movimento discursivo que ora valida os dizeres dos sujeitos jornalistas, ora valida os discursos da equipe de redação, ora valida a própria instituição, Gazeta do Povo.


Palavras-chave


Discurso midiático; Jogo discursivo; Hipertexto

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2018v15n2p3017

Direitos autorais 2018 Fórum Linguístico

Creative Commons License

Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Fórum Linguístico, ISSNe 1984-8412, Florianópolis (Santa Catarina), Brasil