História e variação morfossintática entre o quimbundo e o português na região de Kwanza Norte, em Angola: formação do plural, concordância de gênero e formação do diminutivo e do aumentativo dos substantivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2018v15n4p3289

Resumo

A pesquisa aqui apresentada baseia-se no estudo da convivência entre duas línguas – quimbundo e português – no município de Cazengo-Ndalatando, uma província da região Kwanza Norte, em Angola. Uma observação sociolinguística do contato e uso simultâneo entre as duas línguas mostra claramente situações de interferência do quimbundo na língua portuguesa (língua oficial em Angola), o que é possível comprovar pela análise linguística de enunciados orais recolhidos diretamente na zona geográfica em questão e cujo juízo de aceitação linguística foi atestado por um dos autores deste trabalho, que é falante nativo de quimbundo. Neste artigo são, assim, analisados três fenômenos linguísticos de interferência do quimbundo no português, indicadores de variação morfossintática nos registros orais da língua portuguesa: formação do plural, concordância de gênero, além da formação do diminutivo e do aumentativo dos substantivos.

Biografia do Autor

Paulo Osório, Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)

Professor Associado com Agregação do Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal).

João Lourenço António, Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)

Mestre em Estudos Lusófonos pela Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal).

Referências

ALMEIDA, J. A transferência linguística e a tradução: barreira à tradução ou eficaz solução comunicativa? Porto: Faculdade de Letras, 2001.

MINGAS, A. Interferência do quimbundo no português falado em Lwanda. Porto: Campo das Letras, 2000.

NGUNGA, A. Interferência de Línguas Moçambicanas em Português falado em Moçambique. Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, Série: Letras e Ciências Sociais, vol. 1, nº 0, pp. 7-2, 2012.

PERES, D. Apontamento de morfologia das línguas nacionais africanas. Luanda: Universidade Agostinho Neto, 2006.

RAPOSO, E. et al. (org.). Gramática do português. Volume I. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.

SANTANA, M. O Sufixo diminutivo em português: Funcionamento e significação –do século XIII ao XX. São Paulo: Universidade S. Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 201.

SASSOMA, J. Interferência da língua umbundu na língua portuguesa na região de Benguela. Benguela: Universidade Buila Katyavala, 2015.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigo