A modalização discursiva como índice de argumentatividade nos gêneros acadêmicos

Autores

  • Erivaldo Pereira do Nascimento UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2018v15n4p3357

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar como a modalização discursiva funciona nos gêneros acadêmicos, imprimindo argumentatividade, ou seja, orientando os enunciados em razão de determinadas conclusões. Trata-se de reflexões feitas sobre o fenômeno da modalização nos referidos gêneros, a partir de investigações científicas de natureza qualitativa e de caráter descritivo e interpretativista.  Para tal, fundamentamo-nos nos estudos sobre a Modalização Discursiva, a partir de Cervoni (1989), Castilho e Castilho (1993), Koch (2012), Nascimento (2009, 2010) e Nascimento e Silva (2012), além dos estudos sobre a argumentação linguística de Ducrot (1987, 1988). A descrição do fenômeno da modalização nos gêneros investigados permitiu-nos verificar que a modalização é uma estratégia presente em todos eles (ata administrativo-acadêmica, resumo, resenha, projeto de pesquisa de TCC, monografia de TCC e artigo científico) e que é utilizada com diferentes funções discursivas, produzindo diversos efeitos de sentido: assimilação, distanciamento e avaliação.

Biografia do Autor

Erivaldo Pereira do Nascimento, UFPB

Professor Associado do Departamento de Letras/CCAE da Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Letras pela UFPB e estádio de pós-doutorado pela Universidad de Buenos Aires (Argentina).

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Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigo