Análise Crítica de Gênero: uma análise de um teste de proficiência em inglês como língua estrangeira

Autores

  • Patrícia Marcuzzo Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Amanda Petry Radünz Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n2p3642

Resumo

O objetivo deste trabalho é reportar uma Análise Crítica de Gênero (ACG) do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE). A análise textual incluiu seis edições do TESLLE de língua inglesa ofertadas entre 2014 e 2016, além de documentos oficiais. As questões foram classificadas em relação ao tipo e ao enfoque; e então em relação aos elementos da linguagem que acionam. A análise contextual foi realizada a fim de interpretar os dados obtidos. Os resultados apontam que as questões do teste são de três tipos e apresentam 12 enfoques. Além disso, as questões acionam quatro níveis da linguagem. A análise demonstrou que o teste realmente testa a habilidade da leitura, por acionar principalmente o nível da Semântica e da Pragmática, e que a visão de linguagem que subjaz o teste é de “linguagem como gênero”, uma vez que a relação entre texto e contexto é explorada.

Biografia do Autor

Patrícia Marcuzzo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da UFSM, vinculada à Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social.

Amanda Petry Radünz, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda do PPGL da UFSM, vinculada à Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social.

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Publicado

2019-08-01

Edição

Seção

Artigo