Representação social de professores/as em textos jornalísticos de revistas semanais de informação

Autores

  • Amanda Oliveira Rechetnicou Universidade de Brasília (UnB) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Sostenes Lima Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n2p3711

Resumo

Neste trabalho, temos como objetivo interpretar e discutir a representação social construída para professores/as em textos jornalísticos de revistas semanais de informação. Buscamos estabelecer uma relação entre o conceito de representação nos estudos linguísticos e sociodiscursivos – da Análise Crítica de Gêneros (ACG), da Análise de Discurso Crítica (ADC) e da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) – e nos estudos de Psicologia Social, a partir da Teoria das Representações Sociais (TRS). Como resultado, encontramos no corpus constituído por reportagens, artigos e entrevistas das revistas semanais IstoÉ e Veja, formas de representação docente marcadas por efeitos ideológicos que, em geral, desfavorecem a imagem e as atividades do professor.

Biografia do Autor

Amanda Oliveira Rechetnicou, Universidade de Brasília (UnB) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília (PPGL/UnB) e mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/UEG). Docente de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Câmpus Anápolis. E-mail: amanda_yea@hotmail.com.

Sostenes Lima, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília. Docente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) e do curso de Letras, da Universidade Estadual de Goiás (UEG). E-mail: limasostenes@gmail.com.

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Publicado

2019-08-01

Edição

Seção

Artigo