Método na pesquisa psicolinguística sobre leitura: técnicas de coleta de dados

Autores

  • Ana Cláudia de Souza Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC https://orcid.org/0000-0002-0833-6903
  • Bruna Alexandra Franzen Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thais de Souza Schlichting Universidade Federal de Santa Catarina e Instituto Federal Catarinense - campus de Ibirama

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n2p3849

Resumo

Em perspectiva Psicolinguística, este artigo visa abordar o método de pesquisa acerca do processamento em leitura, focalizando os instrumentos e as técnicas de coleta de dados de dois estudos de doutorado que investigam a relação entre metalinguagem e leitura e entre processamento anafórico e leitura. Os instrumentos e técnicas selecionados para a condução das pesquisas e aqui descritos são os seguintes: teste de compreensão leitora e julgamento de aceitabilidade, protocolos verbais, leitura automonitorada e diário de campo.

 

 

Biografia do Autor

Ana Cláudia de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e da Pós-Graduação em Linguística da UFSC. Área de concentração Psicolinguística.

Bruna Alexandra Franzen, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística. Área de concentração Psicolinguística.

Thais de Souza Schlichting, Universidade Federal de Santa Catarina e Instituto Federal Catarinense - campus de Ibirama

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística. Área de concentração Psicolinguística.

Professora do Instituto Federal Catarinense - campus de Ibirama.

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Publicado

2019-08-01

Edição

Seção

Dossiê