O papel da Child-Directed Speech no desenvolvimento fonológico: A emergência de templates

Maria de Fatima de Almeida Baia, Vera Pacheco, Gláucia Daniele do Prado Ferreira

Resumo


Este estudo, com base na perspectiva dos Sistemas Adaptativos Complexos (THELEN; SMITH, 1994), tem como objetivo analisar a Child-directed Speech (CDS) (FERGUSON, 1964; CAVALCANTE, 2007) no desenvolvimento fonológico de uma criança, de 1 a 2 anos, de Vitória da Conquista-BA, adquirindo o português brasileiro (PB). Para isso, investigamos a relação entre CDS e os templates emergentes na fala da criança, isto é, os padrões fônicos que surgem para expansão lexical (VIHMAN; CROFT, 2007). Após análise dos dados, nossa hipótese inicial de que a CDS desempenharia um papel direto no formato fônico dos templates presentes na fala infantil foi parcialmente confirmada, pois não foi observada uma correspondência forte entre os dois tipos de dados.


Palavras-chave


Child-directed speech; Templates; Desenvolvimento da linguagem

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DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n4p4076

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