The role of Child-Directed Speech on fonological development: The emergence of templates

Authors

  • Maria de Fatima de Almeida Baia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Vera Pacheco Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Gláucia Daniele do Prado Ferreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n4p4076

Abstract

This study is based on the perspective of the Complex Adaptive Systems proposed by THELEN and SMITH (1994). The aim of this paper is to analyze the Child-directed Speech (CDS) (FERGUSON, 1964; CAVALCANTE, 2007) in the phonological development of  1-2 year-old child, acquiring the Brazilian Portuguese (BP) variety of Vitória da Conquista-BA. In order to do so, we investigated the relation between CDS and the emergent templates in the child's speech,  such as the phonic patterns that arise for lexical expansion (VIHMAN; CROFT, 2007). After analyzing the data, our initial hypothesis that CDS would play a direct role in the child’s templates was partially confirmed as a strong correspondence between the two types of data was not found

Author Biographies

Maria de Fatima de Almeida Baia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Docente na UESB no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e Programa de pós-graduação em Linguística, anteriormente professora substituta na UNESP de Assis (2012-2013). É doutora (2013), mestre (2008) e bacharel (2006) em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio sanduíche na University of York (Reino Unido). No momento, faz especialização em Musicoterapia na FAC de Salvador. Atua principalmente nas seguintes áreas: fonologia, morfofonologia, desenvolvimento de língua materna, desenvolvimento de língua estrangeira, Musicoterapia, música para estimulação de fala (a)típica e psicolinguística, português como língua estrangeira (PLE) e estudos de Armênio. Coordena o GEDEF (Grupo de Estudos de Desenvolvimento Fonológico) na UESB e desenvolve pesquisa sobre desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas, não gêmeas e bilíngues (adultos e crianças). 

Vera Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Lingüistica pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Bacharelado Em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2003), doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e pósdoutorado pela Universidade Paulista "Júlio de Mesquista Filho"/Araraquara. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise acústica, percepção da fala e prosódia. 

Gláucia Daniele do Prado Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda do PPGLin da UESB.

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Published

2019-12-31

Issue

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Article