"Sou Pombagira de Umbanda, não me conhece quem não quer...": Imagens de Pombagira na MPB

Aleksandra Stambowisky de Carvalho, Maria Cristina Giorgi, Poliana Coeli Costa Arantes

Resumo


Neste artigo temos como objetivo analisar modos de produção de sentidos em torno da construção da imagem de figura muito conhecida nas religiões afro-brasileiras, a Pombagira. Para tanto, discutimos três canções da Música Popular Brasileira, bastante citadas nos terreiros de Umbanda, partindo de uma perspectiva dialógica e polifônica de linguagem (BAKHTIN, 2011). Observamos que as imagens configuradas pelas letras das canções produzem lugar  que desqualifica a figura da Pombagira, sobretudo porque a ela se inscrevem sentidos depreciativos que, ao denunciar sua não hegemonia, confirmam a hegemonia de outrem, uma vez que a linguagem produz relações e não atributos.


Palavras-chave


Cenas enunciativas; Pombagira e MPB; Polifonia; Dialogismo

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DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n4p4167

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