A produção oral em um livro didático de italiano para estrangeiros
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2015v12n4p966Resumo
Neste artigo analisaremos um livro didático de italiano para estrangeiros – a saber, Chiaro! A1 – observando em especial as suas atividades de Produção Oral a partir de três Unidades Didática (UD) em específico. Considerando as informações oferecidas pelo livro em sua apresentação e a realização das atividades indicadas pelo livro como tendo foco na comunicação, investigaremos de que forma elas se efetivam e como a língua é entendida no manual. Como base teórica e metodológica, nos valeremos dos pressupostos do Quadro Comum Europeu de Referência (QCER) (CONSEJO DE EUROPA, 2002) e da Competência Comunicativa (HYMES, 1972; BALBONI, 2002; MAINGUENEAU, 2004), inserida num contexto maior de ensino e aprendizagem de línguas a partir de uma Abordagem Comunicativa (ALMEIDA FILHO, 2010; RICHARDS, 2006; RICHARDS;RODGERS, 2003; BORNETTO, 1998). Nossas conclusões apontam para uma possível inadequação no uso da terminologia “comunicativa” para o manual.
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