A relação entre desempenho em compreensão leitora e fatores socioeconômicos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n2p2044Resumo
Este trabalho tem o objetivo de investigar a relação entre desempenho em compreensão leitora e fatores sociais e econômicos: escolaridade parental, renda familiar e investimento em leitura. Participaram do estudo 49 bons leitores (BL) e 37 leitores com dificuldades de compreensão leitora (LDC) cursando a 8ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Santa Cruz do Sul, localizado no sul do Brasil. Os dados revelaram que a escolaridade dos pais é mais relevante do que renda familiar quando relacionada ao desempenho em compreensão leitora dos estudantes. Exibiram, ainda, correlação entre a escolaridade dos pais e a média de investimento em material de leitura. Sendo assim, o nível educacional dos pais pode ser um fator determinante da forma como eles incentivam e promovem a leitura em sua família. Pesquisas futuras devem aprofundar a investigação sobre como a escolaridade parental e as ações de letramento familiar contribuem para o desenvolvimento em compreensão leitora dos estudantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.