A relação entre desempenho em compreensão leitora e fatores socioeconômicos

Autores

  • Lucilene Bender de Sousa Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Lilian Cristine Hübner Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n2p2044

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de investigar a relação entre desempenho em compreensão leitora e fatores sociais e econômicos: escolaridade parental, renda familiar e investimento em leitura. Participaram do estudo 49 bons leitores (BL) e 37 leitores com dificuldades de compreensão leitora (LDC) cursando a 8ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Santa Cruz do Sul, localizado no sul do Brasil. Os dados revelaram que a escolaridade dos pais é mais relevante do que renda familiar quando relacionada ao desempenho em compreensão leitora dos estudantes. Exibiram, ainda, correlação entre a escolaridade dos pais e a média de investimento em material de leitura. Sendo assim, o nível educacional dos pais pode ser um fator determinante da forma como eles incentivam e promovem a leitura em sua família. Pesquisas futuras devem aprofundar a investigação sobre como a escolaridade parental e as ações de letramento familiar contribuem para o desenvolvimento em compreensão leitora dos estudantes.


Biografia do Autor

Lucilene Bender de Sousa, Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutora em Linguística pela PUCRS com sanduíche na Universidade de Pittsburgh, Learning Research and Development Center (LRDC). Possui mestrado em Letras, área de concentração em Leitura e Cognição, e graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de ensino tanto de língua materna quanto de língua estrangeira. Atualmente atua 40 horas dedicação exclusiva no IFRS. Tem como área de pesquisa a Psicolinguística, em especial aquisição da linguagem, leitura e cognição.

Lilian Cristine Hübner, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Habilitação Português-Inglês - Univates Centro Universitário (1993), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) com bolsa CAPES e doutorado em Letras (Inglês e Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Concluiu o Doutorado Sanduíche (com bolsa CAPES) em 2006 na Universidade de Montreal, mais especificamente no CRIUGM (Centre de Recherche institute universitaire de gériatrie de Montreal). Em 2009-2010 desenvolveu Estágio Pós-Doutoral na mesma universidade, com bolsa CAPES. Desenvolve projetos em parceria com pesquisadores do CRIUGM e da Universidade de Montreal, da City University of New York (CUNY) e da University of Boston. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenadora do Departamento de Estudos Linguísticos da PUCRS Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: compreensão leitora, discurso no envelhecimento (incluindo Alzheimer) e na afasia, aquisição de língua estrangeira, bilinguismo e multilinguismo, processos cognitivos ligados ao processamento da linguagem, adaptação e elaboração de instrumentos de avaliação linguística infantil, nas afasia e na Doença de Alzheimer.Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Habilitação Português-Inglês - Univates Centro Universitário (1993), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) com bolsa CAPES e doutorado em Letras (Inglês e Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Concluiu o Doutorado Sanduíche (com bolsa CAPES) em 2006 na Universidade de Montreal, mais especificamente no CRIUGM (Centre de Recherche institute universitaire de gériatrie de Montreal). Em 2009-2010 desenvolveu Estágio Pós-Doutoral na mesma universidade, com bolsa CAPES. Desenvolve projetos em parceria com pesquisadores do CRIUGM e da Universidade de Montreal, da City University of New York (CUNY) e da University of Boston. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenadora do Departamento de Estudos Linguísticos da PUCRS Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: compreensão leitora, discurso no envelhecimento (incluindo Alzheimer) e na afasia, aquisição de língua estrangeira, bilinguismo e multilinguismo, processos cognitivos ligados ao processamento da linguagem, adaptação e elaboração de instrumentos de avaliação linguística infantil, nas afasia e na Doença de Alzheimer.

Downloads

Publicado

2017-06-23

Edição

Seção

Artigo