O ensino desenvolvimental e seus desafios para a formação dos professores: um relato de experiência no ensino do letramento acadêmico em inglês

Marília Mendes Ferreira

Resumo


Vygotsky é um autor bastante conhecido na área da educação e da linguística aplicada. Entretanto, pedagogias baseadas nos seus pressupostos já são menos conhecidas. Nesse artigo, explico a perspectiva do ensino desenvolvimental (DAVYDOV, 1988), abordagem pedagógica baseada nos pressupostos da teoria histórico-cultural, e discuto suas contribuições para a transformação do estado atual da educação e os desafios impostos para a formação de professores nessa perspectiva. Também relato como esses desafios podem ser enfrentados com base na minha experiência utilizando essa perspectiva para o ensino do letramento acadêmico em inglês.


Palavras-chave


Vygotsky; Ensino desenvolvimental; Formação de professores; Letramento acadêmico em inglês

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2016v13n4p1632

Direitos autorais 2016 Fórum Linguístico

Creative Commons License

Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Fórum Linguístico, ISSNe 1984-8412, Florianópolis (Santa Catarina), Brasil