Ampliação de vivências com o ato de ler na educação escolar em linguagem: uma discussão sobre a intersubjetividade e a formação de leitores
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2016v13n4p1616Resumo
Este artigo tematiza a leitura, em uma abordagem que considera as dimensões intersubjetiva e intrassubjetiva do ato de ler como fundamentais para a formação do leitor. Trata-se de uma abordagem que parte dos conceitos do que é interpsíquico e intrapsíquico em Vygotski (2012 [1931]), a partir do entendimento do autor de que o objeto de apropriação intrapsíquica emerge das relações interpsíquicas estabelecidas pelos sujeitos no âmbito da cultura e da história. A perspectiva teórica contempla articulação dos estudos do letramento, do pensamento bakhtiniano e do pensamento vigotskiano, pois entendemos que tais teorias, embora distintas sob vários aspectos, dialogam no que concerne às concepções de sujeito e de língua/linguagem. Nosso objetivo é apresentar uma discussão teórica que toque questões relacionadas à educação escolar em linguagem em se tratando do processo de ampliação de repertório cultural possibilitado via leitura.
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