Marcas de uso em dicionários escolares Tipo 2
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020.70847Resumo
Neste artigo, pretendemos refletir sobre dicionários escolares que estão inseridos no PNLD 2012: Dicionário, que se divide em quatro grupos de dicionários voltados ao Ensino Fundamental; desse agrupamento, interessa-nos examinar aqueles do Tipo 2 por serem as primeiras obras dicionarísticas nas quais aparecem marcas de uso (nosso objeto de pesquisa). Dentre os sete dicionários pertencentes a esse grupo, analisamos Geiger (2011) e Saraiva Júnior (2009), comparando suas etiquetas àquelas de Houaiss (2009) e Ferreira (2010). Baseando-nos em Fajardo (1997), Strehler (1998), Garriga Escribano (2003), Welker (2004), Zavaglia (2009) e Gutiérrez Cuadrado (2011), notamos que as marcas são usadas para destacar, além de contextualizar, itens próprios ao universo infantil. Resulta que não há uma padronização metodológica quanto à escolha de um rótulo em detrimento a outro, tampouco pedagógica, propósito primeiro ao consulente escolar, para sua produção textual.
Referências
BÉJOINT, H. Modern lexicography: An Introduction. Oxford: Oxford University Press, 2000.
BIDERMAN, M. T. C. A estrutura mental do léxico. In: QUEIROZ, T. A. Estudos de Filologia Linguística. São Paulo, EDUSP, 1981. p. 131-145.
BIDERMAN, M. T. Glossário. Alfa, São Paulo, v. 28 (supl.), p. 135-144, 1984.
BIDERMAN, M. T. Léxico e Vocabulário Fundamental. Alfa, São Paulo, v. 40, p. 27- 46, 1996.
BORBA, F. S. Organização de dicionários: uma introdução à Lexicografia. São Paulo, UNESP, 2003.
BORBA, F. S. Léxico e herança social. In: MARCHEZAN, R. C.; CORTINA, A. (org.). Os fatos da linguagem, esse conjunto heteróclito. Araraquara: Cultura Acadêmica Editora, 2006. p. 81-96.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Com direito à palavra: dicionários em sala de aula (PNLD 2012: Dicionário). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012.
GEIGER, P. (org.). Caldas Aulete – Dicionário escolar da língua portuguesa. 3. ed. São Paulo: Globo, 2011.
FAJARDO, A. Las marcas lexicográficas: concepto y aplicación práctica en la Lexicografía española. Revista de Lexicografía, v. 111, p. 31-57, 1997.
GARRIGA ESCRIBANO, C. Marcas. In: GUERRA, A. M. M. (coord.). Lexicografía española. España: Editorial Ariel, 2003.
GUTIÉRREZ CUADRADO, J. Ideología e lexicografía. In: VICENTE, F. S.; GARRIGA, C.; LOMBARDINI, H. E. Ideolex. Estudios de Lexicografia e Ideología, 2011.
FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 7.0. 5. ed. Curitiba: Editora Positivo Informática LTDA, 2010.
HAENSCH, G. et al. La Lexicografia: de la Linguística teórica a la Lexicografia práctica. Madrid: Gredos, 1982.
HOUAISS, A. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa versão 1.0. Editora Objetiva, 2009.
KRIEGER, M. G. Políticas públicas e dicionários para escola: o Programa Nacional do Livro Didático e seu impacto sobre a Lexicografia Didática. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 2, n. 18, p. 235-252, 2006.
LARA, L. F. El contenido proposicional del acto: la definición lexicográfica. In: LARA, L. F. Teoría del diccionario monolingüe. México: El Colegio de Mexico, 1996. p. 167-231.
LARA, L. F. O dicionário e suas disciplinas. In: ISQUERDO, A. N.; KRIEGER, M. G. (org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande: Editora UFMS, 2004. p. 133-152.
ORLANDI, E. P. Discoursive lexicography. Alfa, São Paulo, v. 44, p. 97-114, 2000.
PORTO DAPENA, J. Á. Manual de técnica lexicográfica. Madrid: Gredos, 2002.
STREHLER, R. G. As marcas de uso nos dicionários. In: OLIVEIRA, A. M. P.; ISQUERDO, A. N. (org.). As ciências do léxico: Lexicologia, Lexicografia, Terminologia. Campo Grande: Editora UFMS, 1998. p. 171-180.
SARAIVA JÚNIOR. Dicionário da Língua Portuguesa Ilustrado. 3. ed. São Paulo: Saraiva. 2009.
VILELA, M. Estruturas léxicas do português. Coimbra: Almedina, 1979.
WELKER, H. A. Marcas de uso. In: WELKER, H. A. Dicionários: uma pequena introdução à lexicografia. Brasília: Thesaurus. 2004.
WELKER, H. Panorama Geral da Lexicografia Pedagógica. Brasília: Editora Thesaurus, 2008.
ZAVAGLIA, C. Sistematização crítica em Lexicografia e Lexicologia. 92f. Tese (Livre-docência em Lexicologia e Lexicografia) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Fórum Linguístico
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.