O dicionário em sala de aula: orientações para a formação lexicográfica de professores de línguas à luz da lexicografia pedagógica

Autores

  • Lígia De Grandi Faculdade de Educação São Luís
  • Odair Luiz Nadin UNESP - Câmpus de Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020.71084

Palavras-chave:

Lexicografia pedagógica, Uso de dicionários, Letramento lexicográfico, Formação de professores

Resumo

Neste artigo apresentamos discussões acerca da Lexicografia Pedagógica e conceitos básicos sobre a estrutura da obra lexicográfica a fim de contribuir ao letramento lexicográfico (DANTAS, 2014) de professores de línguas. Assim, pretendemos que o professor, neste caso específico, de língua espanhola como língua estrangeira possa ampliar sua visão sobre os recursos do dicionário e seu uso como material didático complementar no ensino de línguas. Para isso, elaboramos um Guia teórico-metodológico relativo a alguns recursos que o dicionário traz com o intuito de contribuir na formação do professor em relação à obra lexicográfica. Com a elaboração do Guia, esperamos que o professor motive o uso do dicionário no ensino de línguas já que este pode ser uma obra de mediação para melhorar a competência léxica e, por consequência, a competência comunicativa do aprendiz.

 

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Publicado

2020-11-20