“O prato faz as pessoas”: metonímia e metáfora em conversa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e73377

Resumo

Analisa-se, neste trabalho, o papel de metonímias e metáforas na organização conceptual de uma das interações do Banco de dados interacionais (RONCARATI, 1996), com vistas a descrever (i) as funções das metonímias com base em Littlemore (2015) e (ii) a relação entre as metonímias e as metáforas propostas. Além da função basilar da metonímia, no âmbito da Linguística Cognitiva, como processo cognitivo em que uma entidade dirige a atenção, ou dá acesso mental, à outra entidade, postulou-se as seguintes funções mais recorrentes na interação: (i) base para destaques e conceptualização (construal); (ii) referência anafórica, coesão e coerência; (iii) referência exofórica; (iv) construção e estabelecimento de relações entre comunidades discursivas; (v) avaliação; e (vi) humor. A partir dessas funções metonímicas, buscou-se aventar um papel basilar das metonímias em relação às metáforas, por meio dos elementos dos MCIs ativados para construção de sentidos e dos elementos do cenário destacados nas expressões metafonímicas.

Biografia do Autor

Sandra Pereira Bernardo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Professora Associada  da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integra o Departamento de Estudos da Linguagem, atuando na graduação e pós-graduação. Desenvolve pesquisa em Linguística Cognitiva e lidera o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Língua em Uso e Cognição - NELUC.

Naira de Almeida Velozo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel e licenciada em Letras (Português-Italiano e respectivas Literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), mestre em Letras, com área de concentração em Linguística, também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) e doutora em Letras Vernáculas, com área de concentração em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integra o Departamento de Estudos da Linguagem, atuando na graduação e pós-graduação. Desenvolve pesquisa em Linguística Cognitiva. Lidera, em parceria com Sandra Bernardo, o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Língua(gem) em Uso e Cognição (NELUC).

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Publicado

2021-11-29

Edição

Seção

Artigo