Cerveja ou vírus? O objeto de discurso corona em memes fotográficos da internet

Autores

  • Wagner Alexandre dos Santos Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e73944

Resumo

Analisa-se, neste artigo, um corpus de dez memes fotográficos elaborados a partir da relação entre dois conteúdos: coronavírus/Covid-19 e cerveja Corona Extra. Com base no conceito de Referenciação, conforme Mondada (1994, 2002, 2008), Marcuschi e Koch (2002) e Marcuschi (2004, 2007), entre outros autores, entendendo que os objetos de discurso podem ser ativados e/ou reativados tanto por procedimentos textuais-discursivos quanto por cognitivo-inferenciais, o estudo objetiva evidenciar como é feita essa relação e quais sentidos são construídos a partir dela. Os memes foram produzidos em período simultâneo ao da propagação do coronavírus pelo mundo, entre dezembro de 2019 e (até o momento) abril de 2020. 

Biografia do Autor

Wagner Alexandre dos Santos Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Estudos da linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professor do Departamento de Letras e Comunicação do Instituto de Ciências Humanas e Socias da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DLC/ICHS/UFRRJ).

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Publicado

2021-09-10

Edição

Seção

Artigo