Relações dialógicas entre as escolhas lexicais e os aspectos discursivo-argumentativos em textos acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e74870

Palavras-chave:

Escolhas lexicais, Relações dialógicas, Argumentação, Texto acadêmico-científico

Resumo

Este artigo consiste em investigar as relações dialógicas expressas entre as escolhas lexicais e os aspectos discursivo-argumentativos em textos acadêmico-científicos, considerando, sobretudo, os efeitos de sentidos presentes no uso efetivo de itens lexicais materializadores dos aspectos argumentativos nas seções introdutórias de teses e dissertações. Os fundamentos teóricos advêm dos estudos do círculo bakhtiniano, (BAKHTIN, 2006, 2011), da Argumentação no Discurso (AMOSSY, 2018) e dos pressupostos da Terminologia Textual (HOFFMANN, 1988, 2015). Metodologicamente, utilizamos o modelo CARS (SWALES, 1990, 2004). Os resultados mostram que as relações dialógicas são evidenciadas na construção de sentidos estabelecidas entre as unidades lexicais e os aspectos argumentativos, por meio dos elementos discursivos, determinantes na estruturação dos enunciados. Essas relações se materializam nos elos entre os componentes do discurso, em um constante exercício de interação, no qual o texto se configura no espaço onde os atores sociais estabelecem diálogos permeados por vozes diversas.

Biografia do Autor

Maria José Fernandes da Silva Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Letras, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), mestra em Letras, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2015). Tem experiência na área de Letras, Língua Portuguesa, com ênfase em leitura, gêneros textuais, gramática e ensino. Atualmente é servidor público da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, atuando no cargo de professora de Língua Portuguesa

Edmar Peixoto de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Linguística Aplicada, pelo programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atuando no Departamento de Letras Vernáculas do Campus Central, em Mossoró/RN, e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) – Pau dos Ferros/RN/Brasil. Email: professoraedmar@gmail.com

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Publicado

2023-10-20

Edição

Seção

Artigo