Relações dialógicas entre as escolhas lexicais e os aspectos discursivo-argumentativos em textos acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e74870Palavras-chave:
Escolhas lexicais, Relações dialógicas, Argumentação, Texto acadêmico-científicoResumo
Este artigo consiste em investigar as relações dialógicas expressas entre as escolhas lexicais e os aspectos discursivo-argumentativos em textos acadêmico-científicos, considerando, sobretudo, os efeitos de sentidos presentes no uso efetivo de itens lexicais materializadores dos aspectos argumentativos nas seções introdutórias de teses e dissertações. Os fundamentos teóricos advêm dos estudos do círculo bakhtiniano, (BAKHTIN, 2006, 2011), da Argumentação no Discurso (AMOSSY, 2018) e dos pressupostos da Terminologia Textual (HOFFMANN, 1988, 2015). Metodologicamente, utilizamos o modelo CARS (SWALES, 1990, 2004). Os resultados mostram que as relações dialógicas são evidenciadas na construção de sentidos estabelecidas entre as unidades lexicais e os aspectos argumentativos, por meio dos elementos discursivos, determinantes na estruturação dos enunciados. Essas relações se materializam nos elos entre os componentes do discurso, em um constante exercício de interação, no qual o texto se configura no espaço onde os atores sociais estabelecem diálogos permeados por vozes diversas.
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