Momentos críticos: formação informada no ensino-aprendizagem de PLA em contexto de migração forçada
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e76540Resumo
Este trabalho se insere na esteira de reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de Português como Língua Adicional (PLA) no contexto de refúgio e/ou migração forçada. Como objetivo, pretendemos refletir sobre a construção da identidade de professores de PLA no ensino de comunidades migrantes, por meio de incidentes/momentos críticos nos processos de negociação entre professores e alunos estrangeiros. Para tanto, nos baseamos na concepção de momentos/incidentes críticos descritos por Pennycook (2004) e Farrell (2008) para analisar entrevistas orais realizadas com professores do projeto PBMIH (Português Brasileiro para Migração Humanitária). Entre os resultados, apontamos que as narrativas construídas pelos professores estão intimamente ligadas com a experiência ou inexperiência com o ensino de Línguas Adicionais e, de modo geral, os momentos críticos ocorridos em sala de aula (presentes em seus relatos ao longo das entrevistas) geraram mudanças no planejamento do curso que estavam ministrando.
Referências
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Ensino de português língua estrangeira/EPLE: a emergência de uma especialidade no Brasil. In: LOBO, T. et al. (org.). Rosae: linguística histórica, história das línguas e outras histórias [online]. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 723-728.
CONARE - Comitê Nacional para os Refugiados. Relatório – dezembro 2017 à dezembro 2018. Refúgio em Números. Brasília, DF: ACNUR, 2020. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/dados-sobre-refugio-no-brasil/. Acesso em: 14 jul.2020.
CURSINO, C. et al. Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH): reflexões linguísticas e pedagógicas para o ensino de PLE em contexto de migração e refúgio. In: RUANO, B. P.; SANTOS, J. M. P.; SALTINI, L. M. L. (org.). Cursos de português como língua estrangeira no Celin-UFPR: práticas docentes e experiências em sala de aula. Curitiba: UFPR, 2016. p. 321-338.
FARRELL, T. S. C. Critical incidents in ELT initial teacher training. ELT Journal, v.62, n.1, 3-10, 2008.
OLIVEIRA, M. Imigrantes haitianos no estado do Paraná em 2015. In: GEDIEL, J. A. P.; GODOY, G. (org.). Refúgio e Hospitalidade. Curitiba: Kairós, 2016. p. 249 - 275
PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics. In: DAVIES, A.; ELDER, C. (ed.). The handbook of Applied Linguistics. Oxford: Blackwell, 2004. p. 1-24
PBMIH - Português Brasileiro para Migração Humanitária. Campanha Ser Migrante - Vozes e Culturas na UFPR - Por uma universidade aberta, plural e democrática. Curitiba: UFPR, 2018. vídeo (4:17 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L-1krZOll8M&t=5s. Acesso em: 14 jul.2020.
PBMIH - Português Brasileiro para Migração Humanitária. Campanha Ser UFPR: - Vozes e Culturas na UFPR - Por uma universidade aberta, plural e democrática. Curitiba: UFPR, 2018. vídeo (4:25 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mqehznZxu5Q. Acesso em: 14 jul.2020.
PBMIH - Português Brasileiro para Migração Humanitária. Materiais informativos para Migrantes. Curitiba: UFPR, 2020. Instagram: PBMIH @pbmih.ufpr. Disponível em: https://www.instagram.com/pbmih.ufpr/. Acesso em: 19 set.2020.
RESSONÂNCIAS UFPR. Curitiba: Revista Ressonâncias, v.1, n.1, 288p, mar. 2020. Disponível em: https://issuu.com/ressonancias .Acesso em: 21 junho. 2020.
RICHARDS, J. C.; FARRELL, T. S. C. Practice teaching: A reflective approach. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2008.
RUANO, B. P et al. Português brasileiro para migração humanitária (PBMIH): construindo um projeto de integração linguística, cultural e social. In: RUANO, B. P; SANTOS, J. P; SALTINI, L. (org.). Cursos de português como língua estrangeira no Celin-UFPR: práticas docentes e experiências em sala de aula. Curitiba: Editora UFPR, 2016. p. 291-316.
SOLEDADE, J; CUNHA, M..J.C. (org.). Projetos iniciais em português para falantes de outras línguas. Campinas: Pontes Editores, 2007.
TOM UFPR. Andanças: Travessias da Migração e do Refúgio. TOM Cadernos de Ensaios, Curitiba, v.7, n.4, 224p, sep. 2018. Disponível em: https://issuu.com/tom_ufpr/docs/tom7 .Acesso em: 16 abr. 2020.
WOODS, P. Critical events in teaching and Learning. New York: Routledge, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fórum Linguístico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.