Momentos críticos: formação informada no ensino-aprendizagem de PLA em contexto de migração forçada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e76540

Resumo

Este trabalho se insere na esteira de reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de Português como Língua Adicional (PLA) no contexto de refúgio e/ou migração forçada. Como objetivo, pretendemos refletir sobre a construção da identidade de professores de PLA no ensino de comunidades migrantes, por meio de incidentes/momentos críticos nos processos de negociação entre professores e alunos estrangeiros. Para tanto, nos baseamos na concepção de momentos/incidentes críticos descritos por Pennycook (2004) e Farrell (2008) para analisar entrevistas orais realizadas com professores do projeto PBMIH (Português Brasileiro para Migração Humanitária). Entre os resultados, apontamos que as narrativas construídas pelos professores estão intimamente ligadas com a experiência ou inexperiência com o ensino de Línguas Adicionais e, de modo geral, os momentos críticos ocorridos em sala de aula (presentes em seus relatos ao longo das entrevistas) geraram mudanças no planejamento do curso que estavam ministrando.

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Ensino de português língua estrangeira/EPLE: a emergência de uma especialidade no Brasil. In: LOBO, T. et al. (org.). Rosae: linguística histórica, história das línguas e outras histórias [online]. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 723-728.

CONARE - Comitê Nacional para os Refugiados. Relatório – dezembro 2017 à dezembro 2018. Refúgio em Números. Brasília, DF: ACNUR, 2020. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/dados-sobre-refugio-no-brasil/. Acesso em: 14 jul.2020.

CURSINO, C. et al. Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH): reflexões linguísticas e pedagógicas para o ensino de PLE em contexto de migração e refúgio. In: RUANO, B. P.; SANTOS, J. M. P.; SALTINI, L. M. L. (org.). Cursos de português como língua estrangeira no Celin-UFPR: práticas docentes e experiências em sala de aula. Curitiba: UFPR, 2016. p. 321-338.

FARRELL, T. S. C. Critical incidents in ELT initial teacher training. ELT Journal, v.62, n.1, 3-10, 2008.

OLIVEIRA, M. Imigrantes haitianos no estado do Paraná em 2015. In: GEDIEL, J. A. P.; GODOY, G. (org.). Refúgio e Hospitalidade. Curitiba: Kairós, 2016. p. 249 - 275

PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics. In: DAVIES, A.; ELDER, C. (ed.). The handbook of Applied Linguistics. Oxford: Blackwell, 2004. p. 1-24

PBMIH - Português Brasileiro para Migração Humanitária. Campanha Ser Migrante - Vozes e Culturas na UFPR - Por uma universidade aberta, plural e democrática. Curitiba: UFPR, 2018. vídeo (4:17 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L-1krZOll8M&t=5s. Acesso em: 14 jul.2020.

PBMIH - Português Brasileiro para Migração Humanitária. Campanha Ser UFPR: - Vozes e Culturas na UFPR - Por uma universidade aberta, plural e democrática. Curitiba: UFPR, 2018. vídeo (4:25 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mqehznZxu5Q. Acesso em: 14 jul.2020.

PBMIH - Português Brasileiro para Migração Humanitária. Materiais informativos para Migrantes. Curitiba: UFPR, 2020. Instagram: PBMIH @pbmih.ufpr. Disponível em: https://www.instagram.com/pbmih.ufpr/. Acesso em: 19 set.2020.

RESSONÂNCIAS UFPR. Curitiba: Revista Ressonâncias, v.1, n.1, 288p, mar. 2020. Disponível em: https://issuu.com/ressonancias .Acesso em: 21 junho. 2020.

RICHARDS, J. C.; FARRELL, T. S. C. Practice teaching: A reflective approach. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2008.

RUANO, B. P et al. Português brasileiro para migração humanitária (PBMIH): construindo um projeto de integração linguística, cultural e social. In: RUANO, B. P; SANTOS, J. P; SALTINI, L. (org.). Cursos de português como língua estrangeira no Celin-UFPR: práticas docentes e experiências em sala de aula. Curitiba: Editora UFPR, 2016. p. 291-316.

SOLEDADE, J; CUNHA, M..J.C. (org.). Projetos iniciais em português para falantes de outras línguas. Campinas: Pontes Editores, 2007.

TOM UFPR. Andanças: Travessias da Migração e do Refúgio. TOM Cadernos de Ensaios, Curitiba, v.7, n.4, 224p, sep. 2018. Disponível em: https://issuu.com/tom_ufpr/docs/tom7 .Acesso em: 16 abr. 2020.

WOODS, P. Critical events in teaching and Learning. New York: Routledge, 2012.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Edição

Seção

Artigo