A reelaboração de gêneros em tweets: propósitos comunicativos em 280 caracteres

Autores

  • Márcia Helena de Melo Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Ana Claudia Oliveira Azevedo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB https://orcid.org/0000-0002-8729-6515

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e76925

Resumo

Os gêneros do discurso são, segundo Bakhtin (2011), tipos relativamente estáveis de enunciados que circulam nos diferentes campos da atividade humana. Com o passar do tempo, especialmente após a popularização de determinadas tecnologias, como a internet, novos gêneros emergiram, a partir da transmutação/reelaboração de gêneros já existentes. O fenômeno de reelaboração ocorre, também, quando um gênero passa por transformações, sem que um novo gênero surja. Este artigo apresenta um olhar sobre a reelaboração de gêneros no tweet, texto de 280 caracteres publicado na rede social Twitter, visando analisar quais estratégias são utilizadas para reelaboração de gêneros em um corpus de tweets postados por diferentes usuários, com diversos propósitos comunicativos. A análise demonstrou que há uma produtividade do fenômeno de reelaboração nos tweets, nos quais gêneros de esferas diversas, como a jornalística, a publicitária e a cotidiana, além do próprio tweet, são reelaborados.

Biografia do Autor

Márcia Helena de Melo Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

É doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, onde também realizou o curso de mestrado em Linguística Aplicada. Atualmente, é professora titular do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-UESB), campus de Vitória da Conquista, atuando na área de Linguística de Texto. Desenvolve, atualmente, projeto de pesquisa sobre processo de construção de textos, gênese de textos, relação entre estilo individual e estilo de gênero, gêneros digitais, crítica genética, autoria e ensino de texto.

Ana Claudia Oliveira Azevedo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Línguística (PPGLin) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2020-2022), com bolsa Fapesb, sob a orientação da Professora Doutora Márcia Helena de Melo Pereira. Licenciada em Letras Modernas (Português, Inglês e respectivas literaturas) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2019). Foi bolsista Fapesb (2018-2019) e voluntária (2016-2018) de Iniciação Científica no projeto de pesquisa A relação entre estilo e gênero vista sob a perspectiva processual: desvendando segredos da criação, coordenado pela Professora Doutora Márcia Helena de Melo Pereira. Tem experiência na área de Linguística Textual, com foco em gêneros discursivos digitais, hipertexto, letramento acadêmico e dados processuais. 

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Publicado

2022-11-23

Edição

Seção

Artigo